Política de Backups

Política de Backups e Restaurações em Servidores Compartilhados

PageHost - Hospedagem de Sites

Última atualização: [junho/2024]

A PageHost mantém um sistema de backup remoto, pelo qual efetuamos backup incremental de todas as contas de hospedagem compartilhada em nossos servidores, para nosso uso em situações que assim exijam, como por exemplo, “disaster recovery”. Portanto, apesar de o assunto ter sido abordado em outros pontos do presente termo, destinamos um capítulo especialmente destinado à questão, dada a sua importância. A seguir, os pontos em que é apoiado o assunto backup:

  1. A responsabilidade por manter backups atualizados de todos os dados (site, e-mails, bancos de dados, etc.) da conta é do usuário.
  2. Alguns planos podem ter direito a uma quantidade mensal gratuita de restaurações. No entanto, a exatidão ou disponibilidade dos dados a serem restaurados não é garantida e, neste caso, é apenas um ponto a mais de prevenção. A responsabilidade citada no tópico acima “1” continua a ser do usuário.
  3. Há a possibilidade de usar nosso sistema de backup para restauração de algum dado perdido para os planos que não oferecem restaurações de backup, porém isso ocorrerá mediante o pagamento de taxa única no valor de R$ 50,00 por restauração de arquivos, diretórios ou banco de dados. Já para restauração completa da conta, incluindo suas configurações, o custo será de R$ 150,00. No entanto, a exatidão ou disponibilidade dos dados a serem restaurados não é garantida e, neste caso, é apenas um ponto a mais de prevenção. A responsabilidade citada no tópico “1” continua a ser do usuário.
  4. O período coberto pelo backup é dos últimos 7 (SETE) dias. Sendo assim, não é possível solicitar restauração de dado perdido anterior a sete dias contados da data da solicitação.
  5. O backup é realizado uma vez por dia e, portanto, o conteúdo eventualmente restaurado refere-se àquele que existia na conta no momento (data e hora) em que ele foi gerado. Não existe backup gerado por horário.
  6. A precisão da restauração de backups gerados em servidores de outros provedores não é responsabilidade da PageHost.
  7. É disponibilizado no cPanel das contas de hospedagem uma ferramenta de backup, cujas condições de uso seguem:
    • A ferramenta só é operacional entre 00:00h e 06:00h.
    • Deve-se efetuar o download e armazenamento em lugar seguro do backup gerado via cPanel, em no máximo 48 horas após ele ter sido gerado. Backups com data de geração superior a 48 horas serão removidos sem aviso prévio do servidor.
    • Não é permitido armazenar backups de nenhuma natureza e sob nenhuma justificativa nas contas de hospedagem, exceto pelo período previsto.
    • O backup produzido pelo cPanel é destinado à restauração em outros servidores que também façam uso do cPanel. Sua restauração em outros sistemas não oferece garantia de exatidão ou de funcionamento.
    • O backup de arquivos, e-mails e banco de dados também pode ser feito manualmente e em qualquer horário pelas ferramentas disponíveis no cPanel ou por programas de FTP.
    • Não há suporte à restauração de backup gerado em nossos servidores em servidores de terceiros.
  8. A importação de backup do banco de dados via phpMyAdmin é restrita ao limite de 100MB. Acima deste valor, o responsável técnico pelo site deve desmembrar o banco de dados em bancos menores até o limite citado ou utilizar ferramentas de acesso remoto para importação total. Tal procedimento não é coberto pelo suporte.

O backup é possivelmente a preocupação mais importante que se pode ter com seus dados. Nós temos, mas você deve demonstrar um zelo ainda maior, criando e mantendo seus próprios backups, os quais são de sua responsabilidade.